manuel linda bispo portoFoto: DR
Publicidade

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, entregou à Procuradoria Geral da República a lista dos padres suspeitos de cometerem abusos sexuais, tal como a recebeu da Comissão Independente, no passado dia 10 de março.

“Sendo as vítimas e o seu sofrimento a prioridade da Igreja e desta Diocese do Porto, fiel ao princípio da tolerância zero perante os abusos sexuais de menores, no passado dia 10 de março, o Bispo do Porto entregou à Procuradoria Geral da República a lista dos eventuais abusadores, tal como a recebeu da Comissão Independente. Ao mesmo tempo, recolheu todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes lá constantes. Reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um ‘inquérito preliminar’”, pode ler-se, em comunicado divulgado esta sexta-feira, dia 24 de março.

Desta forma, na quinta-feira, 23 de março, o bispo do Porto entregou pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé – entidade juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores- toda a documentação.

O Dicastério informou ainda que, após análise mais detalhada, transmitirá ao bispo do Porto as orientações que considerar oportunas.

A Diocese do Porto reitera que fará “o que estiver ao seu alcance para dar prioridade às vítimas e para que seja erradicado este trágico fenómeno dos abusos. Ao mesmo tempo, procurará acompanhar todos os envolvidos, como tem feito até aqui”, foi referido.

Recorde-se que no dia 16 de março, a Diocese do Porto decidiu afastar “temporariamente” de “toda a atividade pastoral” três sacerdotes diocesanos de sete padres suspeitos de abusos sexuais.