Algumas visitas também vão contar com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda.

O bispo auxiliar da Diocese do Porto, D. Pio Alves, vai realizar uma Visita Pastoral à Vigararia de Lousada durante este ano, de janeiro a novembro.

A Visita Pastoral vai passar pelas várias paróquias da vigararia, sendo a primeira em Covas, no próximo domingo, dia 30 de janeiro, com o padre Teixeira. No mês de fevereiro vão ser visitadas as freguesias de Sousela (dia 20, com o padre Teixeira) e Lustosa (no dia 27, com o padre Teixeira). Em março, é a vez de Nespereira (dia 20, com o padre Teixeira) e Lousada S. Miguel (dia 27, com o padre Correia). Segue-se, em abril, Caíde de Rei (dia 3, com o padre André). No mês de maio vão ser visitadas as freguesias de Boim (dia 8, com o padre Paulo), Pias (dia 15, com o padre Paulo), Lodares (dia 22, com o padre André) e Cristelos (dia 29, com o padre Paulo).

Foto: Município de Lousada

O bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Linda, vai também marcar presença numa das visitas de junho, concretamente, no dia 5, em Silvares, com o padre Paulo. No mesmo dia acontece ainda a visita a Vilar do Torno e Alentém (com o padre Correia) e, no dia 12, a Aveleda (com o padre Correia).

Em julho, no dia 17, vai ser a vez de Barrosas, com o padre Lemos, e dia 24, Santa Eulália – Vizela, com o padre Lemos. Setembro vai trazer a visita a Casais, no dia 11, com o padre Mota; no dia 18, a Lousada (Santa Margarida), com a Paróquia de Macieira, e a Macieira, com a Paróquia de Lousada (Santa Margarida); no dia 25, a Figueiras, com o padre Mota.

Já em outubro, vai ser a vez de Nevogilde, no dia 9, com o padre Mota, e, nos dias 16 e 20, da Comunidade Interparoquial Aião/Cernadelo/S. Pedro Fins do Torno, com o padre Filipe. No dia 23, segue-se Ordem, com o padre Mota, e, no dia 30, Meinedo, com o padre André e ainda com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Em novembro, no dia 6, vai acontecer a visita a Alvarenga, com o padre Mário, com a Paróquia de Nogueira, e ainda no mesmo dia, em Nogueira, com a Paróquia de Alvarenga.

Foto: Município de Lousada

D. Pio Alves vai estar a acompanhar as atividades realizadas nas várias paróquias, aliás, como referiu o padre André Soares, vigário da Vara de Lousada, citado num comunicado da autarquia, “desde que foi nomeado, em 2010, é quem tem acompanhado de perto e no terreno, a comunidade lousadense”.

“Esta é uma oportunidade para estar mais perto das pessoas, da sociedade e também para que a população possa contactar mais de perto com o pároco da freguesia e do bispo”, comentou o bispo auxiliar.

No programa da Visita Pastoral constam visitas a pessoas doentes, instituições culturais, recreativas, autarquias e empresas. “No tempo em que estamos a viver, nesta fase pandémica, vamos fazer seguir o programa junto da comunidade, mas com os devidos cuidados e restrições”, acrescentou.

Ainda de acordo com D. Pio Alves, “a Visita Pastoral é um momento particularmente significativo pela possibilidade de estar com as pessoas com as mais variadas responsabilidade e todos os estratos sociais e idades”. “O contacto com a comunidade e com os párocos é muito importante”, concluiu.

Foto: Vigararia de Lousada