A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, e os preparativos já se fazem sentir. Numa visita a Amarante, D. Américo Aguiar, participou na iniciativa Pé d'Igreja, dia 20 de maio, um encontro de jovens dinamizado pelo Comité Organização Vicarial.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e Bispo Auxiliar de Lisboa presidiu a uma celebração da eucaristia, na igreja de S. Gonçalo, na qual deixou o incentivo ao "ao envolvimento de todos" na JMJ e destacou a "hospitalidade" dos portugueses. "Sabem que somos acolhedores, sabem da nossa gastronomia, sabem da nossa cultura e estão desejosos por vir ao nosso encontro".

Salientando um encontro de jovens em cada um tem "uma tarefa e missão a cumprir", D. Américo Aguiar desafiou os jovens a arriscar. "É preciso rasgar com aquilo que é costume, inovar e arriscar o que é diferente", afirmou na celebração.
A iniciativa Pé d'Igreja, promovida pelo Comité de Organização Vicarial de Amarante, envolveu a participação dos jovens para a preparação da JMJ. Consistiu num peddy paper que começou na igreja S. Veríssimo, com uma conversa com o jovem padre Pedro Guimarães, superior geral em Portugal da Congregação da Missão – Vicentinos.

Seguiram-se passagens pelas igrejas da cidade, com dois encontros: o primeiro aconteceu na igreja de S. Pedro, com o jovem médico Francisco Dias e Carlos Mendes, guarda prisional no Estabelecimento de Paços de Ferreira, que falou da experiência da construção dos confessionários para a JMJ naquela cadeia. O segundo foi na Igreja da Misericórdia e contou com a participação de Vítor Lemos, professor EMRC no Colégio de S. Gonçalo. Os jovens passaram ainda pela igreja de S. Domingos, com visita à sede COV na Varanda dos Reis e torre na igreja de S. Gonçalo.
A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo.