Fotografia: Alexander Bogorodskiy
O projeto da Biblioteca Municipal António Mota está nomeado para o "Building of the Year 2024", categoria Arquitetura Cultural, no âmbito dos prémios promovidos pelo "ArchDaily".
O equipamento cultural foi inaugurado a 14 de janeiro de 2023, pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e tem como patrono o escritor baionense António Mota. "É para nós motivo de orgulho, não apenas pelo reconhecimento da qualidade da conceção e construção, mas também pelo que representa na promoção de Baião, despertando a curiosidade e atraindo visitantes que não se ficarão pelo conhecimento do edifício e das valências da Biblioteca, podendo desfrutar de todo um território", sublinhou o presidente da Câmara, Paulo Pereira, na sequência da distinção.
Desde a data de inauguração, a Biblioteca Municipal de Baião tem promovido diversas atividades, como encontros temáticos, debates, exposições, conferências, iniciativas de promoção do livro e da leitura, destinadas quer à comunidade escolar, quer ao público em geral. "Um papel que se vê reforçado e enriquecido de acordo com a Agenda de Eventos para 2024, recentemente apresentada, pelo município".
O novo equipamento resulta da recuperação da antiga escola primária de Baião, localizada na Avenida 25 de abril, tendo sido reabilitada integralmente, para dar vida a um novo volume com três pisos, compreendendo uma área total de 1,065 metros quadrados.
Esta fase do concurso para o Building of the Year 2024 decorre até ao dia 14 de fevereiro.
Para votar na Biblioteca Municipal António Mota, aceda aqui. O "ArchDaily" é uma plataforma online dedicada à arquitetura, sendo o site mais visitado de todo o mundo.