logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

BiblioLED é um novo serviço que permite requisitar livros digitais gratuitamente

Redação

A partir desta segunda-feira, 27 de janeiro, os utilizadores das bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) podem aceder gratuitamente a livros eletrónicos e audiolivros através da nova biblioteca pública digital, BiblioLED.

O serviço estará disponível 24 horas por dia, permitindo a leitura a partir de um smartphone, computador ou tablet com ligação à internet.

A iniciativa, promovida pela Direção-Geral do Livro, visa fomentar hábitos de leitura, promover a literacia digital e melhorar os serviços das bibliotecas municipais. O catálogo inicial inclui 1.500 títulos de uma coleção nacional, acessível a todas as bibliotecas da RNBP, e 25 coleções regionais, disponíveis em redes intermunicipais e metropolitanas. Os livros, maioritariamente em português, abrangem ficção e não-ficção.

Os leitores podem personalizar a experiência de leitura, ajustando o tipo e tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo. Também podem pré-visualizar os conteúdos antes do empréstimo ou reservar títulos indisponíveis, recebendo uma notificação quando estes ficarem acessíveis.

Apesar das vantagens, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) manifestou preocupações sobre segurança, direitos de autor e transparência orçamental na plataforma de empréstimo digital. O projeto conta com um financiamento de 900 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinado à adaptação tecnológica e à aquisição de novos livros.