O bastonário da ordem dos médicos, Miguel Guimarães, esteve presente no encerramento do 29.º Encontro de Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte, que decorreu esta sexta-feira, 4 de novembro, no Auditório Municipal de Lousada.
O encontro reuniu cerca de 500 médicos, que estiveram em diversos locais do centro do concelho, como o Auditório Municipal, Biblioteca Municipal, Posto de Turismo e Assembleia Louzadense, e instalações dos Bombeiros Voluntários de Lousada.
"Cuidar em Proximidade" foi o tema da edição do encontro e trouxe a Lousada um conjunto de especialistas em diversas áreas da medicina. "Os cuidados de saúde primários, por si só, já são de proximidade e, por isso, temos de investir cada vez mais neles. As pessoas precisam desses cuidados e de estar mais perto dos seus médicos", frisou.
Numa mensagem clara de apoio aos profissionais de saúde, Miguel Guimarães deixou um "agradecimento aos médicos de família, especialistas e internos, que fizeram, durante os últimos anos, um trabalho notável".

O bastonário da ordem dos médicos ressaltou ainda que "os cuidados de saúde primários são o pilar fundamental do funcionamento global do sistema nacional de saúde e, portanto, o governo e ministério da saúde em particular têm de ter este fator em atenção".
Atualmente, "o médico de família tem uma grande sobrecarga de trabalho, uma lista de doentes maior do que a indicada, um trabalho burocrático completamente desajustado àquilo que é a sua função" e, por isso, entre as várias medidas "essenciais" a tomar, Miguel Guimarães destacou "uma que o governo pode tomar desde já, e que não tem tantos custos quanto isso: afastar a burocracia dos médicos de família, tornar os sistemas informáticos mais funcionais. Medidas que parecem pequenas, mas são importantes".
Finalizando, chamou a atenção para uma "atuação global nos sistemas que não estão a funcionar corretamente, uma atuação na melhoria da carreira dos médicos, uma atuação naquilo que é dar mais tempo aos médicos para estarem com os doentes e poderem ter a relação médico/doente em pleno".
Estendendo o agradecimento aos médicos de família, o vereador com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, garantiu que "acima de tudo queremos dar todas as condições para que o bom trabalho dos médicos e profissionais de saúde seja feito".
O objetivo, para o vereador, "é caminhar para responder ao que verdadeiramente interessa: melhores condições de trabalho e uma perspetiva salarial diferente e justa", concluiu.