No dia 17 de maio de 2025, St. Jakobshalle, em Basileia (Suíça) será palco da grande final do Festival Eurovisão da Canção, anunciou a organização do evento esta sexta-feira, 30 de agosto.
Já as meias-finais estão marcadas para os dias 13 e 15 de maio. A escolha resultou "de um processo de seleção competitivo que viu uma série de potenciais cidades anfitriãs serem reduzidas a Basileia e Genebra".
Em comunicado, a organização do evento adiantou que, entre outros critérios, foram analisadas "as instalações do local, as infraestruturas locais e a capacidade de acolher milhares de delegações visitantes, tripulações, fãs e jornalistas de todo o mundo".
A terceira cidade mais populosa da Suíça venceu e acolhe assim o 69.º Festival Eurovisão da Canção.
O supervisor executivo do concurso, Martin Österdahl, deu conta de que a União Europeia de Radiodifusão (UER) "está muito satisfeita por Basileia ter sido selecionada como cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção de 2025", tendo prometido apresentar "uma espetacular celebração da música nas margens do rio Reno que ressoa muito para além do palco. O concurso nasceu na Suíça, em Lugano, em 1956, e é ótimo trazê-lo de volta ao seu local de nascimento quase 70 anos depois", disse, ao mesmo tempo que sublinhou que é a primeira vez que o evento decorre na Suíça alemã.
Já o presidente do Governo de Basileia, Conradin Cramer, assinalou ser "uma grande honra" para a cidade "acolher o maior evento de música ao vivo do mundo", que classificou ser uma "fantástica oportunidade de apresentar Basileia ao mundo como uma cidade cosmopolita e cultural no coração da Europa".
Depois da primeira edição do Festival Eurovisão da Canção em Lugano, em 1956, o evento voltou ao país quase 40 anos depois, em 1989, mais precisamente a Lausanne, na sequência da vitória de Céline Dion com 'Ne partez pas sans moi', no ano anterior.
A Suíça venceu a última edição do evento, após Nemo ter conquistado um total 591 pontos com 'The Code'.
Portugal já confirmou a participação na próxima edição.