logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Bárbara Peixoto é candidata a Miss Portugal: "Amarante vai estar sempre comigo"

Redação

Bárbara Peixoto integra o lote de finalistas que irão disputar o título de Miss Portugal na Final Nacional Ms Portugal - Miss & Mrs Portugal 2024, que se realiza entre 10 e 15 de junho, em Castelo Branco.

Inscreveu-se no concurso "num acaso" e sem "muitas expetativas", mas "cerca de duas semanas depois" foi contactada pela organização. "Lembro-me que disse à minha mãe 'vou inscrever-me. Sei que não vai acontecer nada, mas também não perco'. Depois mandaram-me uma mensagem a dizer que fui selecionada e que ia começar as provas", recorda a jovem de 19 anos, natural de Amarante.

Depois de uma fase regional, em que passou por "várias provas", como um desfile que levou à seleção das finalistas. Mas ara a fase nacional "o processo é mais rigoroso, vamos ter ter três provas antes. Tenho de gravar alguns desafios. O concurso não é só físico, temos de apresentar causas que defendemos e a nossa personalidade", explica Bárbara Peixoto.

A moda surgiu "há pouco tempo", mas a "grande paixão" desta jovem é a psicologia, área em que se está a formar. "Era um sonho antigo, porque sempre gostei de ajudar os outros. Recordo-me que sempre esteve nas minhas opções, mas foi no 12.º ano que me decidi. Estou no primeiro ano e está a corresponder às minhas expetativas. Estou a gostar muito e imagino-me a trabalhar na área".

Aliás, o sonho profissional da jovem amarantina passa por ter "uma clínica e fazer disso vida. A minha paixão é a psicologia. a moda é um passatempo, apesar de também gostar muito. Se me aparecer uma oportunidade vou tentar conciliar as duas coisas", garante.

Bárbara Peixoto aborda, também, o preconceito associado ao mundo da moda e confessa que ela própria "já teve algum. Se calhar também tive algum preconceito de pensar 'se calhar não sou suficiente'. Mas a verdade é que para ser Miss vai muito além da beleza física, é preciso ter vontade e querer influenciar os outros a serem melhores".

A jovem encara o concurso como "uma lição de vida" no que diz respeito à relação entre as mulheres e revela que apenas tem sentido "apoio e entreajuda. Fazemos o possível para todas estarem bem". O mesmo acontece com a família, que "apoia imenso. A minha mãe faz de tudo mesmo, é a minha companheira".

Já se contam os dias para saber quem será a próxima Miss Portugal e a única representante do concelho de Amarante mostra-se "otimista. Tenho de ter sempre as minhas expetativas lá em cima, temos de pensar sempre que somos capazes, porque se nos diminuirmos não vamos a lado nenhum. Quero dar o meu melhor, representar Amarante da melhor maneira possível, mas claro que há sempre um receio. Só o facto de representar amarante já é uma vitória, nunca ninguém conseguiu. Já estou orgulhosa de ir e ficarei ainda mais se vencer", sublinha.

Os lugares "muito bonitos" de Amarante vão ser apresentados por Bárbara Peixoto que ao concurso levará um traje tradicional. "Amarante vai estar sempre comigo".

A jovem candidata termina com um agradecimento à Câmara Municipal de Amarante "por ter ajudado em tudo", ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso "por emprestar a bandeira para levar para o concurso", à Junta de Freguesia de Fregim "que vai patrocinar o traje" e à fotógrafa responsável "pelas fotografias do concurso".