A música e as tradições são o que liga muitos que decidiram viver noutros locais à sua terra natal. Seja ao fim de semana ou apenas na altura de férias, reveem círculos de amigos e familiares e revivem antigas paixões. É o caso de Abílio Francisco, que vive em Vila Nova de Gaia, mas todos os fins de semana volta a Resende para, entre outras coisas, participar em atividades da Banda Musical de São Cipriano “A Nova”, que comemora 140 anos.

“Já lá vão 38 anos” de participação na banda, contou ao Jornal A VERDADE, lembrando que também o pai e os irmãos integravam o grupo e “o bichinho pegou”. Ganhou gosto por “tocar música e pela camaradagem, pelo convívio”.

Entretanto, mudou-se para o Vila Nova de Gaia há 28 anos. “Todos os fins de semana vou a Resende e vou ensaiar ou para festas com a banda. A música foi um dos principais motivos de nunca abandonar a minha aldeia”, sublinha. A filha não seguiu as pegadas na música, mas sempre o acompanhou nas festas.

Foto: Banda Musical de São Cipriano

Alípio Pereira é outro exemplo de ligação forte à Banda Nova. Tem 50 anos e integra-a desde os oito, sendo agora o presidente. A sua família é repleta de músicos, então, seguiu o mesmo caminho e os filhos também estão a percorrê-lo.

São cerca de 60 elementos que compõem a banda e que também formam “uma família”. Gerações de pais, filhos e netos que vão renovando os membros que têm na música uma paixão. Para Abílio Pereira, o que mais gosta “é mesmo a música e os amigos que se fazem” e guarda na memória o dia em que conseguiram inaugurar a sede, em 2008, que foi “o momento mais marcante” durante a sua passagem pela banda.

Foto: Banda Musical de São Cipriano

Ao longo dos seus 140 anos e com dois CD’s lançados, a Banda Musical de São Cipriano “evoluiu muito” e o presidente acredita que a adaptação ao mundo digital trouxe benefícios, uma vez que são “conhecidos muito mais agora a nível musical por causa das redes sociais”. Durante a pandemia, fizeram-se presentes também através deste meio online, com transmissão de vídeos e ensaios. 

Foto: Banda Musical de São Cipriano

Para os próximos anos, Abílio Pereira espera que a banda possa “melhorar cada vez mais a nível musical” e que possam sair mais para eventos, bem como “melhorar as infraestruturas da sede”.

No sábado, dia 9 de abril, a banda vai promover, pelas 21h00, no Centro Cultural de São Cipriano, o primeiro concerto no âmbito das comemorações dos 140 anos.