banda musical pacos
Publicidade

A Banda Musical de Paços de Ferreira lançou, no passado dia 3 de março, um trabalho discográfico com o nome “Tributo às Romarias”. 

O lançamento deste álbum pretende “prestar um enorme tributo a todas as romarias que de norte a sul dão vida a este país, e que contribuem indelevelmente para a nossa identidade, assumindo um papel preponderante na nossa sociedade”, para além de ser também um “contributo para a memória futura desta instituição”.

Relembrando que são “muitos aqueles que com muitos sacrifícios pessoais, empregam o seu empenho e dedicação de forma abnegada e com paixão, para que estas se realizem, por regra anualmente, nas mais diversas localidades no nosso País”.

banda musical pacos 3
Foto: Banda Musical de Paços de Ferreira

A Banda Musical de Paços de Ferreira explica, em nota de imprensa, que a principal razão da existência das romarias e aquilo que as caracterizam “é a Igreja Católica, devendo-se enaltecer o extraordinário trabalho de todas as autoridades religiosas pelo que tem feito em prol das romarias”.

No que toca às escolhas musicais tiveram como “propósito simbolizar a sequência dos vários momentos musicais desempenhados pelas bandas numa romaria característica no norte de Portugal”. Por isso, as escolhas debruçaram-se sobre “a Marcha Jubilé Royal de Wim Lazeroms que inicia o trabalho, representa a entrada das bandas, seguindo-se três obras musicais numa sequência do mais erudito para o mais ligeiro, nomeadamente, Nazca Lines de Satoshi Yagisawa, Triskle do compositor músico da banda Gilberto Coelho e Francisco Magalhães que corresponde a um Medley de temas do grupo Scorpions num arranjo do compositor Luís Cardoso, simbolizam o concerto da tarde”. 

banda musical pacos 1
Foto: Banda Musical de Paços de Ferreira

Para além disso, faz ainda parte a Marcha de Procissão – Devoção à Venerável Serva de Deus Sílvia Cardoso, também de Gilberto Coelho e, para terminar, a rapsódia que neste caso corresponde a um conjunto de vários temas do grande compositor José Afonso num arranjo de José Maciel e que se intitula Tributo a Zeca Afonso, culminando com o Hino de Paços de Ferreira.

Por fim, os elementos da banda não deixam de agradecer “todos aqueles que tornaram possível a realização deste trabalho, dos quais se destacam as mais diversas entidades ou instituições através do seu patrocínio ou apoio, e todos aqueles que estiveram no terreno como os músicos, o maestro e a direção, acrescentando-se a Editora Afinaudio, que evidenciaram um inegável espírito de grupo, resiliência e total empenho”.

banda musical pacos 5
Foto: Banda Musical de Paços de Ferreira