A Câmara Municipal de Amarante anunciou que o BUPi – Balcão Único do Prédio, onde os proprietários podem georreferenciar e os seus terrenos, tem um novo horário de funcionamento.

Em Amarante, na câmara municipal, o serviço está disponível de segunda a quarta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. Em Vila Meã, nos Serviços Descentralizados, o balcão atende às sextas-feiras, das  9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, por marcação.

“A elevada procura deste serviço levou ainda à criação de sessões de esclarecimento e à deslocação física do balcão BUPi às freguesias, de forma a prestar um acompanhamento mais próximo, como é o caso de Gondar que recebe o BUPi às quintas-feiras. A agenda do périplo pelas freguesias será atualizado no site do município, mas pode marcar o atendimento diretamente na sua junta de freguesia”, foi explicado pelo município.

Segundo a autarquia, “ao georreferenciar e registar os seus terrenos, pode garantir os seus direitos de propriedade visto a inscrição dos terrenos nas finanças não ser suficiente. Para tal precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi”.

O município recorda ainda que o registo “na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno. O registo pode ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios”.