baiao francaFoto: Município de Baião
Publicidade

Entre esta quinta-feira e sábado, dias 3 e 5 de novembro, os utentes dos Centros de Relação Comunitária de Viariz e de Tresouras, em Baião, vão visitar a localidade francesa de Cormeilles-en-Parisis, geminada com o município baionense.

A viagem vai incluir, entre outras, visitas à Feira de Belas Artes, aos parques, jardins e Palácio de Versalhes – com visita guiada por áudio – e ao Forte de Cormeilles.

A visita resulta da vontade manifestada pelos utentes e vai ser acompanhada por autarcas, responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante e técnicos das instituições envolvidas, contando com o apoio do município de Baião, do município de Cormeilles, da Junta de Freguesia de Viariz e da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras.

anho8407 copiar scaled 1
Foto: Município de Baião

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, considera que: “esta viagem responde a um pedido feito pelos utentes, há cerca de um ano, ao qual não podíamos ficar indiferentes. Por isso, conseguimos unir esforços e a colaboração de várias entidades para o tornar possível. Alguns deles, vão viajar de avião pela primeira vez, e assim, tornar real um sonho que alimentavam há muito tempo, o que é, para nós, motivo de grande satisfação”.

Em comunicado, a autarquia de Baião refere que Cormeilles-en-Parisis é uma cidade francesa situada a cerca de 17 quilómetros de Paris, que, em 2018, desenvolveu com o município de Baião um acordo de geminação. Os objetivos do acordo passam pelo “estreitamento de laços entre ambas as regiões, por forma a proporcionar uma enriquecedora partilha de experiências”.