revolucao grisalha 2024
Publicidade

O festival Revolução Grisalha decorreu no passado fim de semana, 28 e 30 de junho, em Ancede e Ribadouro, município de Baião e trouxe “muita nostalgia” aos participantes.

Durante os três dias, o público teve oportunidade de reviver e recordar a cultura pop e rock dos anos 80, sob o lema “Porquê relembrar, se podes viver?”, num evento que se “encontra inserido numa estratégia de promoção territorial e que voltou a cumprir esse papel na perfeição a trazer ao território milhares de pessoas de todo o país, fazendo a economia circular, sobretudo ao nível do turismo”, declarou Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião.

A música foi a principal atração do evento, mas houve também dança, uma zona para crianças, jogos arcada, jogos tradicionais e exposição de clássicos.

No primeiro dia, Liana Kerzhakov abriu o concerto dos Quinta do Bill que se juntaram à Banda Marcial de Ancede numa simbiose entre os instrumentos clássicos e o pop-rock português. Para Daniel Guedes, presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, “podermos assistir ao concerto entre a nossa banda marcial com os Quinta do Bill ao vivo foi um motivo de orgulho sem fim, não só para mim, mas para toda a comunidade. O concerto ficará na nossa memória e na história da banda”.

No segundo dia, destacou-se a banda One Vision de tributo aos Queen e dançou-se Roberto Carlos pela voz dos Havana Soul. Anabela e João Gusmão presentearam o público com arranjos folk.

No terceiro dia subiu ao palco o Avô Cantigas que cantou canções com com mais de 40 anos. A tarde foi marcada pela dança com as apresentações das ByonDance, da Academia Liliana Castro e da Associação Vale do Zêzere. Telma Bout It e os 80 & tais trouxeram novamente a energia dos anos 80.

No recinto foram utilizados copos reutilizáveis, e havia locais com bebedouros e para reabastecimento de água, cinzeiros, mensagens de sensibilização ambiental e ecopontos distribuídos.

revolucao grisalha

Baião promoveu a adoção animal durante o evento

O Centro de Recolha Oficial (CRO) Resende-Baião esteve presente no festival no âmbito de uma campanha de sensibilização para a adoção animal, desenvolvida pela câmara municipal, onde foram divulgadas as campanhas de esterilização para animais de companhia. O município oferece ainda a identificação eletrónica (microchip), vacinação e desparasitação de cada animal adotado.

Segundo os últimos censos nacionais, existem cerca de 930 mil animais errantes, um número incomportável para a capacidade dos Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia. A sobrepopulação de animais vadios pode causar sérios danos à saúde e ao bem-estar dos animais e das pessoas, colocando em risco a saúde pública.