A vila de Acende, no concelho de Baião, voltou a ser, pelo 24.º ano consecutivo, o palco para o Grande Prémio de Atletismo da freguesia. A prova decorreu este domingo, dia 24 de setembro, e reuniu 205 atletas ao longo de dez quilómetros.
O toque de partida da "Prova da Bengala" foi dado às 10h30 e 33 minutos depois, Bruno Silva, da Prime Running Club, e Doroteia Peixoto, dos Amigos de Montanha, cortaram a meta. Esta dupla venceu na categoria geral.
Augusto Carlos, presidente da Associação Desportiva de Ancede fez as honras da casa, entregando os prémios aos atletas vencedores, e garantindo, no final, uma nova edição em 2024.

Nesta prova marcaram presença o Grupo de Bombos da Associação Desportiva de Ancede e o Grupo de Bombos Via Verde, bem como os Bombeiros Voluntários de Baião e as forças de segurança que acompanharam os atletas ao longo do percurso.
De forma a assinalar a "originalidade" desta competição, todos os atletas receberam uma bengala, a peça de artesanato típica da região.
A prova é organizada pela Associação Desportiva de Ancede e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião, da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, da Junta de Freguesia do Govê e do comércio e indústria locais.
