baiao requalificacao
Publicidade

Decorreu este sábado, dia 15 de junho, a inauguração da obra de requalificação da Avenida Gregório da Fonseca, em Santa Leocádia, no concelho de Baião. A obra foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhado cpelo presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira, tendo ainda contado com uma homenagem póstuma a Luís Rocha Monteiro, investigador natural da freguesia que se destacou nas áreas do ambiente da ecologia.

Os trabalhos realizados, num investimento de 115.476 euros, incidiram na requalificação da via, desde o Centro Cívico até à interseção com a Estrada Nacional (EN) 108, junto à Capela de São Jorge. “A intervenção incluiu a construção de novos passeios, mantendo-os à cota do arruamento, com a utilização de cubos de cores e texturas diferenciadas na demarcação da faixa de rodagem e dos passeios, contemplando ainda a edificação de uma zona de lazer, um miradouro, a instalação de mobiliário urbano e a construção da rede de águas pluviais. A rede elétrica também foi modernizada, com a substituição dos postes de iluminação por equipamentos mais eficientes e modernos”, foi explicado pela autarquia.

baiao requalificacao 2

Durante a cerimónia, foi realizada uma homenagem pública a Luís Rocha Monteiro (1962-1999). Nos seus 37 anos, Luís Rocha Monteiro, “foi um dos mais promissores investigadores da sua geração, com uma carreira notável na área da ornitologia ao serviço da Universidade dos Açores, onde desenvolveu um trabalho científico sobre uma nova espécie de ave marinha que descobriu e que, em sua homenagem, recebeu o nome de «Painho-de-Monteiro»”. Quando partiu, precocemente, tinha iniciado um trabalho de recolha de amostras e investigação sobre a vida no sub-bosque do Carvalhal de Reixela, para a Câmara Municipal de Baião”, foi referido.

Em 2023, Luís Rocha Monteiro foi distinguido pela Câmara Municipal de Baião, na cerimónia de celebração do Dia do Município, com a medalha de Mérito Ambiental.