baiao avesso2 1024x576 1
Publicidade

O Ateneu Comercial do Porto foi o local escolhido para receber a primeira edição do evento Baião do Avesso, que decorre este fim de semana, 25 e 26 de maio.

Com entrada gratuita, o certame irá reunir produtores, músicos e agentes culturais de Baião que, em conjunto, vão “promover e dar a conhecer as tradições e sabores do concelho de Baião”, sublinha a Associação Empresarial de Baião.

Em comunicado, a AEB explica que o Baião do Avesso irá permitir a todos os visitantes “descobrir algumas das maravilhas existentes na região do Douro” e “celebrar a identidade de Baião e fortalecer laços com a diáspora que vão poder recordar os sabores das suas origens“.

Maria Miguel, presidente da Associação Empresarial de Baião, refere que “estes eventos representam uma oportunidade única para os produtores de Baião divulgarem e promoverem os seus produtos para um novo público que lhes permita criar novos canais de venda e parcerias comerciais“.

Por sua vez, Fernando Monteiro, presidente da Associação Conecta Baião, destaca que “Baião é um concelho periférico do distrito do Porto onde milhares de famílias que hoje residem no Porto têm as suas origens e a Associação Conecta Baião, que foi recentemente fundada, tem como objetivo principal juntar toda essa diáspora para ajudar a promover Baião nas suas mais variadas dimensões“, destaca.

O evento arranca no sábado, 25 de maio, com um showcooking do Chefe António Queiroz Pinto (Taberna Lura), vencedor de vários prémios e finalista do concurso Cozinheiro do Ano 2023.

Segue com um conjunto de iniciativas que dão a conhecer o concelho através da música, com atuações do Grupo de Bombos de Santa Maria do Gôve no sábado de manhã, Carnival of Souls (jazz e músicas do Mundo) ao final do dia e Concertinas do Lameirão no domingo de manhã, workshops de doçaria tradicional e sabores da terra, não só através dos produtores Bem Douro, Infusões com História, Biscoito de Chelo e Marisa Passos Amêndoas Tradicionais, mas também com a presença de um artesão das bengalas de Gestaçô, uma das maiores marcas identitárias do concelho de Baião classificada como Património Imaterial Nacional pela Direção Geral do Património. 

No sábado, dia 25 de maio, decorrerá também a tertúlia “Vamos falar sobre vinho?” cujo objetivo é conectar os produtores de vinho, público e profissionais de referência do setor de forma a explorar novos caminhos para a potenciação e promoção dos vinhos da região. 

O evento é organizado pela Associação Empresarial de Baião e pela Associação Conecta Baião.

Artigo atualizado às 21h00, do dia 21 de maio de 2024.