No início desta semana, o Dia Internacional das Florestas foi assinalado com a plantação de 49 árvores, das espécies castanheiro e carvalho negral na freguesia de Valadares, Baião. Também nos jardins de infância foram distribuídas árvores

A plantação foi realizada por representantes do Clube de Caçadores de Baião, sediado em Santa Marinha do Zêzere, e por colaboradores da imobiliária Remax. O clube já tinha contactado com a autarquia para solicitar árvores com o intuito de efetuar uma reflorestação no terreno que possuem na freguesia, bem como a empresa já tinha pedido um terreno para reflorestar.

A autarquia disponibilizou apoio dos serviços de jardinagem e o substrato para efetuar a plantação. Em representação do município esteve presente na plantação a colaboradora do Gabinete Técnico Florestal, Luciana Valério.

Foto: Município de Baião

A Câmara Municipal de Baião distribuiu também árvores pelos Jardins de Infância da rede pública como forma de assinalar esta data, indica um comunicado da autarquia.

Na próxima segunda, dia 28 de março, vão decorrer várias atividades, nomeadamente a plantação de 120 árvores, jogos tradicionais, visita ao centro hípico e centro de BTT, pintura, slide, rappel, escalada e arborismo e workshops com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere.

“A reflorestação insere-se numa estratégia mais ampla do executivo liderado por Paulo Pereira, através da proteção das árvores existentes, da realização de adensamento, com a plantação de espécies autóctones, assim como do melhoramento e alargamento da rede de caminhos florestais, um aspeto fulcral à gestão e ordenamento florestal e, consequentemente, para a prevenção e combate a incêndios”, completou.