feira de gado arouques 3
Publicidade

Dois anos depois, o Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Arouquesa regressou à freguesia de Valadares, no município de Baião, com a presença de 74 animais inscritos.

Vindos de vários concelhos, os produtores e o gado de raça arouquesa reuniram-se para uma “atividade que dá bastante trabalho, tem muitos pormenores e questões legais que devem ser garantidas”, assegura António Carneiro, presidente da junta de freguesia de Valadares.

antonio carneiro

A Feira Franca é o primeiro “grande desafio” do seu mandato e o balanço é “bastante positivo. A questão dos incêndios foi uma grande preocupação durante as últimas semanas, mas conseguimos felizmente reunir todas as condições para realizar o novo concurso pecuário de raça arouquesa, que correu muito bem”, frisa António Carneiro.

Para além do concurso, 170 pessoas foram convidadas para o almoço com o tradicional arroz de aba à moda de Valadares, “o melhor da região”, garante. “Habitualmente servimos este almoço, de forma gratuita, aos produtores, curiosos e amigos da freguesia”.

almoco convivio

O presidente da Junta de Freguesia de Valadares destaca a particularidade deste certame que integra as festas da freguesia, em honra de Santiago. As festividades começaram na sexta-feira, dia 22 de julho, e terminam no domingo, dia 24. “As festas contemplam um conjunto de atividades, mas para nós o concurso, o desfile e o almoço são o ponto alto. Durante o ano trabalhamos e dedicamo-nos para chegar a esta altura e oferecermos uma belíssima festa e um bom concurso recheado de bons animais que alegra todos os visitantes”, sublinha o autarca.

Associação ANCRA destaca importância da raça

fernando moreira

Uma alegria partilhada por Fernando Moreira, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Raça Arouquesa (ANCRA), que “depois da pandemia, de uma guerra e da escassez de água que atravessamos”, enaltece “o facto de o poder autárquico levar a cabo estas iniciativas e ver os agricultores a aderir é, para nós, uma satisfação”.

O presidente da ANCRA engrandeceu mais uma vez a raça arouquesa. “É o nosso património genético e único, porque não há outro igual. São o expoente máximo daquilo que um presidente pode almejar. Em nome de todos os agricultores, é um prazer enorme para todos nós, e para todas as entidades envolvidas”, acrescenta.

desfile2

Para Fernando Moreira, o Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Arouquesa e tudo o que o envolve, “é sobretudo, uma forma de manter viva a chama e a tradição”, também pelos mais jovens. “Hoje tivemos a oportunidade de ver muitos jovens, como vemos nos festivais que fazemos. Não quer dizer que vão dar continuidade, mas pelo menos têm isto no seu consciente e nas suas rotinas. Isto é a nossa identidade e, por isso, estes jovens têm de ser estimulados a manter esta tradição“.

Município de Baião enalteceu iniciativa

filipe fonseca

Normalizar e retomar são as duas palavras-chave no discurso de Filipe Fonseca, vice-presidente do Município de Baião, que realçou “o retomar uma iniciativa que era muito acarinhada na freguesia e em todo o concelho. Com muito esforço, todos os produtores continuaram a acreditar que era possível e hoje cá estão”, frisou.

Filipe Fonseca reforça o papel dos produtores “que tiveram o trabalho em manter a produção e as crias”, mas também do município de Baião “que sem dúvida tem de se associar e estar presente”.

O vice-presidente do Município de Baião não esquece também a “expressão económica” que estes eventos têm na região onde estão inseridos. “Esta é uma tradição que arrasta populações e que traz dinâmica e crescimento”, nomeadamente para os mais idosos “que nestes dois últimos anos passaram muito tempo isoladas. Ver alguns netos a trazer os avós é agradável”, finaliza.

O IX Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Arouquesa, integrado na Feira Franca de Valadares, em Baião, foi organizado pela Junta de Freguesia de Valadares.

whatsapp image 2022 07 23 at 14.45.54
whatsapp image 2022 07 23 at 14.46.12
feira franca
feira de gado arouques 1
feira de gado arouques 3