logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Baião: Centro de Relação Comunitária de Míguas será "um ponto de encontro e de partilha"

Redação

Decorreu na quarta-feira, 31 de outubro, em Santa Marinha do Zêzere (Baião) a inauguração do novo Centro de Relação Comunitária de Míguas.

A obra partiu de uma requalificação da antiga escola primária de Míguas e deu origem um espaço projetado para acolher diversas atividades comunitárias, especialmente direcionadas para os cidadãos seniores.

Este equipamento social tem como objetivo promover o convívio, o envelhecimento ativo e a participação cívica da população, assumindo-se também como um local privilegiado para o encontro de gerações. As obas de renovação incluíram uma nova pintura, a recuperação do soalho, a reconstrução das casas de banho, a colocação de uma vedação e melhorias nos espaços exteriores, dotando o centro de todas as condições necessárias para acolher os utentes.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o vice-presidente do município e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, o presidente de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, os vereadores, Henrique Ribeiro e Anabela Cardoso, vários autarcas de freguesia e, para além de vários idosos da zona, o pároco local, Filipe Azevedo, que fez a bênção das instalações.

Filipe Fonseca, assumiu o desejo de que o espaço "seja muito mais do que um edifício, um ponto de encontro para partilha e convívio, onde os nossos cidadãos, especialmente os mais idosos, se sintam acolhidos, integrados e se mantenham ativos. O objetivo é proporcionar um ambiente que estimule a vida social e a interação entre a nossa comunidade, proporcionando a troca de experiências e o encontro de gerações", sublinhou o autarca.

Manuel Pereira mostrou-se igualmente satisfeito pela inauguração do espaço e apelou aos idosos presentes a sua inscrição no CRC manifestando que "a existência destas valias só faz sentido se forem utilizadas".

Paulo Pereira sublinhou o facto de este ser "o quinto centro de relação comunitária inaugurado em Baião, o terceiro durante este mandato" e demonstrou vontade em continuar a aumentar estes números.

No final da inauguração realizou-se um lanche convívio entre todos os presentes.