bengalas gestaco
Publicidade

As Bengalas de Gestaçô, produto artesanal e uma das marcas do concelho de Baião foram classificadas como Património Imaterial Nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), conferindo-lhe o regime de “Salvaguarda Urgente”. Esta classificação surge na sequência da candidatura apresentada pela autarquia.

A “Manufatura das Bengalas de Gestaçô” integra agora o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, de acordo a publicação em Diário da República, no dia 29 de novembro de 2023, que destaca a “importância da manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade”, bem como a “dimensão histórica social e cultural na área territorial em que se insere”.

bengalas de gestaco 2

Para a vereadora da Cultura e do Património Cultural, Anabela Cardoso, a obtenção da classificação das Bengalas de Gestaçô “é um justo reconhecimento do valor das peças e também do trabalho dos artesãos, verdadeiros continuadores desta arte e seus percursores mantendo-a viva”. É, também, motivo de “grande satisfação para Baião e para os baionenses que somam mais um produto genuíno do concelho com qualidade validada pela Direção Geral do Património Cultural. Além disso, permite-nos salvaguardar e preservar a arte e a conceção de mais uma referência do artesanato e da cultura do nosso concelho”, sublinhou a autarca.

bengalas sf

No âmbito da candidatura apresentada pelo município, no dia 18 de fevereiro de 2022, três técnicos da DGPC estiveram em Baião para “aferir a viabilidade da atribuição do reconhecimento às peças de artesanato baionense”, pode ler-se na nota enviada pelo município. A visita foi acompanhada pela vereadora da Cultura e Património Cultural, Anabela Cardoso e pelos presidentes de freguesia de Gestaçô, António Bento e de Frende, Rui Monteiro, bem como técnicos da autarquia.

Nessa mesma visita, os técnicos da DGPC realizaram, ainda, uma visita às artesãs das Cestas de Frende, outro produto artesanal de referência do concelho, para uma futura classificação.