dia do municipio baiao 16
Publicidade

O Auditório Municipal de Baião acolheu, na tarde deste sábado, dia 25 de março, a celebração do Dia do Município, que contou com homenagens a várias personalidades do concelho baionense.

Armando Fonseca, presidente da Assembleia Municipal de Baião, foi o responsável pela primeira intervenção da tarde, tendo destacado “as raízes” do concelho de Baião e relembrou os “últimos anos”, nos quais foram ultrapassados vários obstáculos, dando os exemplos da pandemia e também da guerra da Ucrânia. O presidente da assembleia recordou ainda o “papel das autarquias enquanto principal agente local”, que tem “mecanismos que lhes permite atuar de forma célere”.

dia do municipio baiao 2

O autarca destacou ainda vários acontecimentos que marcaram o concelho de Baião no último ano, recordando que “não podemos desviar o foco do que é mais importante: as pessoas”, acrescentando que “devemos manter a esperança em dias melhores e ter uma atitude criativa em encontrar soluções” para os problemas. Para finalizar, Armando Fonseca realçou as homenagens do dia de hoje.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Baião Paulo Pereira, afirmou que os homenageados “continuam a dar o melhor de si para a construção de uma comunidade baionense mais coesa, solidária, inventiva, ou produzindo conhecimento para o bem de todos. Do homem ou da natureza. Desta nossa casa comum. Tal como nas edições anteriores desta nobre cerimónia,homenageamos algumas das muitas individualidades que Baião tem a sorte de ter. Não cabendo todas num único momento, cabe a uma comissão nomeada pela câmara municipal indicar sob proposta, alguns nomes em diferentes categorias para serem homenageadas anualmente, em torno do Dia do Município”.

dia do municipio baiao 3

O autarca recordou que a maioria dos homenageados trabalham “por respeito ao próximo e amor à comunidade. Outros no âmbito das suas profissões, dedicam-se ao próximo com um espírito cívico e um dinamismo inigualável. Cada qual à sua maneira, são verdadeiras referências sempre prontos a ajudar quem mais precisa, a desenvolver projetos inovadores, ou a implementar dinâmicas associativas com impacto local”, sublinhou.

Paulo Pereira referiu ainda que são homeageadas, “um conjunto de pessoas que se destacam ou destacaram pelo seu trabalho, constituindo verdadeiros pilares da nossa comunidade, sendo igualmente exemplos da ética que pautou as suas ações e guiou as suas vidas. É um privilégio trabalhar com pessoas que se dedicam de forma tão abnegada ou altruísta à nossa comunidade, seja ela local ou mundial. Mas é exatamente isso que torna os homenageados tão especiais: o facto de dedicarem tempo, esforço e competências para ajudar os outros, muitas vezes sem esperar nada em troca”.

Deixando ainda um apelo “nomeadamente aos mais jovens, para que se inspirem no vosso exemplo. O trabalho que desenvolveram e continuarão a desenvolver prova que é possível contribuirmos, todos, para tornar o mundo um lugar melhor. Convosco e devido a vós, Baião é hoje uma terra melhor. Continuemos a trabalhar juntos”, finalizou.

dia do municipio baiao 1

Dulce Santos, Fernanda Ferreira, Maria Teixeira e Lourenço Ribeiro foram homenageados por 35 anos de serviço da Câmara Municipal de Baião.

Foram também entregues medalhas às seguintes individualidades: – Manuel Cardoso – Prof. Casimiro – Mérito Cultural (título póstumo); Pároco Joaquim Ribeiro – Mérito Cívico; José Pedro Sequeira – Mérito Científico; Rafael António Teixeira Gomes Cardoso – Mérito Científico;  Pensão Borges – Mérito Empresarial; Carlos Alberto Carvalho – Mérito Social; Luís Rocha Monteiro – Mérito Ambiental (título póstumo).

Seguiu-se um momento musical pela Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha Do Zêzere.