No dia 19 de maio, a Biblioteca Municipal António Mota, no concelho de Baião, foi o cenário escolhido para o Seminário de Boas Práticas na Apicultura, que reuniu apicultores do território.
No seminário foram apresentados os trabalhos de atuação da Proteção Civil Municipal no combate à Vespa Velutina, bem como o Manual de Boas Práticas na Apicultura. Um instrumento desenvolvido no âmbito do projeto Grupo Operacional da Vespa Velutina, "que tem como fim apoiar os apicultores que já existem ou aqueles que pretendem iniciar a atividade no meio da apicultura e da produção apícola", explica Gabriel Carvalho, presidente da Dolmen.

Trata-se de um instrumento "que não existia no território, mas também ao nível da região" e, por isso, assume-se um recurso "importante para este setor económico", frisa.
O seminário foi também um momento de "reflexão relevante", garante Gabriel Carvalho, uma vez que "alguns dos apicultores deste território levaram o conhecimento para a reflexão. Ao longo de cerca de quatro anos, foi desenvolvido muito trabalho, que não existia, e que nos permitiu fazer um documento estruturado e aprofundado sobre o estado do setor no nosso território, perceber as vantagens e o que podemos acrescentar para esta produção apícola. O balanço muito positivo".

Gabriel Carvalho deixou o convite para a Sessão de Encerramento do Grupo Operacional da Vespa Velutina, a decorrer no próximo dia 25 de maio, no Museu Municipal de Resende. "Convido a população em geral, mas, sobretudo, aqueles que estão na atividade apícola e os que têm interesse por esta área".
A participação é gratuita e sem inscrição prévia.