No próximo domingo, 1 de maio, realiza-se a primeira caminhada dos Amigos de Ovil, em Baião, com encontro marcado pelas 09h00 na sede da Associação. 

A caminhada de nove quilómetros terá início pelas 09h30 e passará no lugar de Outoreça, Matos, Maiores, Costa Grande, Carvalhal do Rochela que é uma zona demarcada como um Carvalhal bastante conhecido, passamos depois no lugar das Boscras e retornamos ao Lugar de Vilarete, “lugares que envolvem o Rio de Ovil, a Serra e alguns caminhos com História na zona de Ovil”, adianta Pedro Mota. 

O evento conta com “cerca de 70 inscritos, sendo que a data limite é o dia 29 de abril, e durante a tarde de hoje já conseguimos mais 10 inscrições, então contamos ter um total de 100 pessoas” estas podem decidir entre fazer apenas a caminhada com o custo de cinco euros, caminhada e almoço com o custo de 10 euros, ou apenas almoço com o custo de cinco euros. 

O almoço terá início às 13h00 no Lugar de Vilares, “com direito a churrasco misto e muita diversão da parte da tarde, com bombos e concertinas, para proporcionar uma tarde agradável na companhia de todos”, acrescenta Pedro Mota. 

A caminhada organizada pela nova organização da Associação, que “pretende criar eventos com a população da freguesia de Ovil”, está sujeita a inscrição que pode ser feita, até 29 de abril, na Papelaria Sandra, no Refúgio do Estudante e na Junta de Freguesia de Campelo e Ovil. 

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.