O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, recebeu quatro professores ao abrigo do programa Erasmus+ para a atividade de “Joshadowing”, entre os dias 28 de março e 1 de abril.

Os quatros professores, dois da República Checa (Kateřina Šrytrova e Tomáš Jelínek) e duas professoras de Espanha (Conxi Roda Gimeno e Lorena Masià Antolí), realizaram a atividade durante uma semana, que consistiu “na observação das aulas dos professores estrangeiros”, informa um comunicado do agrupamento. “‘Jobshadowing’ é uma atividade no âmbito do Eramus+, para os professores conhecerem a nossa escola, a maneira como nos aprendemos e como os professores trabalham”, foi explicado.  

Para a atividade foi organizado um horário com várias disciplinas que foram lecionadas por professores que se voluntariaram a ensinar as disciplinas na língua inglesa de forma a serem entendidas pelos docentes visitantes. As disciplinas / atividades / professores envolvidos foram os seguintes: Geografia (Eduardo Teixeira); Inglês (Helena Cardoso, Conceição Passos e Sónia Carvalho); Físico-Química e Física (José Gonçalves); TIC (Luís Carvalho); Clube de Robótica (Jorge Cruz) e Saída de Campo ao Carvalhal da Reixela (Cristina Carvalho, Carla Pinto; José Gonçalves, Conceição Passos e Helena Cardoso). 

Foto: DR

“No primeiro dia foi o dia de mostrar a escola aos professores, foi muito curiosa a forma como eles se interessaram por coisas que nós não damos muita importância, como um simples cartão do aluno ou mesmo o bar e a papelaria”, lê-se. 

No comunicado assinado por Pedro Miranda, coordenador do estabelecimento, é referido que a experiência foi “muito boa tanto para os professores como para os alunos, pois todos estão a aprender coisas novas”

Texto redigido com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foto: DR