logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Baião: Adro da Igreja de Ancede foi renovado

Redação

O adro da Igreja de Ancede, no concelho de Baião, pertencente ao complexo arquitetónico do Mosteiro de Santo André, foi requalificado para melhorar a acessibilidade.

De acordo com a Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), "esta obra teve como principal objetivo a valorização do património histórico e cultural da região, conferindo-lhe condições que permitirão uma melhor acessibilidade aos monumentos integrados na Rota do Românico, especificamente ao Mosteiro de Santo André de Ancede".

Relativamente à requalificação do adro, o investimento foi de cerca de 291.293,63 euros e foi cofinanciado em 85% (247.599,59 euros) pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e em 15% pelo Município de Baião, no âmbito da operação "Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo – Tâmega (2.ª Fase)", apresentada pela AMBT.

O Mosteiro tem passado por várias intervenções destinadas a conservar, restaurar e reabilitar o espaço, com um investimento global de cinco milhões de euros.

A Rota do Românico é uma rota turístico-cultural, composta por 58 monumentos de estilo românico na região do Tâmega e Sousa, que desde 2010 tem recebido projetos com financiamento comunitário para a valorização, salvaguarda e conservação do seu património.