A AD Ancede, do concelho de Baião, vai regressar, na próxima época, ao campeonato de futebol distrital da Associação de Futebol do Porto (AF Porto).

Em 2019 a direção liderada por Augusto Sousa decidiu reativar o futebol sénior, tendo ingressado, à data, no Campeonato de Futebol Amador do Marco de Canaveses (LIMFA) e onde competiu ao longo de duas épocas.

“As coisas evoluíram de uma forma positiva e mais depressa do que aquilo que pensávamos. Depois, também fomos convidados, logo em 2020, pela LIMFA, na qual tivemos muito gosto em participar no campeonato e nos correu bem e, portanto, o desafio foi mesmo esse. Começámos a criar uma base, contratámos um treinador no ano passado, a meio da época; o nosso treinador tinha saído e lançámos um desafio conjuntamente de fazer uma avaliação: Se chegássemos ao final da época, tivéssemos condições mínimas, um grupo que nos desse algumas garantias para nós podermos avançar para a AF Porto, que é a nossa ambição e foi sempre, pois que nós iríamos avançar”, referiu o presidente em declarações ao Jornal A VERDADE, indicando que “o relatório foi positivo” e, por isso, deram “um passo em frente”. Os sócios “também estão entusiasmados” e “querem muito”.

O objetivo agora é “consolidar o processo”, criar “um projeto sustentado”, que “seja competitivo e esteja nas competições”. “Estamos a contactar atletas que jogavam na AF Porto e também na AF Viseu que também estão com alguma experiência para criar uma equipa competitiva e criar uma base, algo que cheguemos ao final do ano e depois reforçar mais uma ou duas posições e aí, sim, temos outras ambições”, indicou.

A ambição é “fazer um campeonato tranquilo, fazer o melhor possível, lutar pelos três pontos em cada jogo” e “chegar à melhor classificação de sempre da AD Ancede na AF Porto, que foi um 10.º lugar, ultrapassar essa posição, sem qualquer tipo de obrigação”.

Foto: AD Ancede

Fernando Vieira, que vai manter-se como treinador, acredita que “para os jogadores que estão e que irão dar continuidade é um orgulho enorme, é voltar a representar novamente mais uma instituição do concelho de Baião na AF Porto e vai ser um desafio, como é óbvio, interessante porque vai começar tudo de novo, com um patamar com alguma exigência um bocadinho mais elevada”.

“Quando se anda em competição temos que tentar ser sempre ambiciosos. É ir para ganhar e ganhar tudo o que for possível. Mas de uma forma bastante bem assente, bem com os pés na terra. Será tentar fazer sempre uma participação com o melhor resultado possível, mas tentando obter sempre o melhor resultado de sempre da AD Ancede nas competições da AF Porto e estamos a falar, pelo menos, ficar a meio da tabela para cima, acho que já seria um bom patamar e um bom desafio para o grupo”, descreveu.

Os treinos de captação de atletas já se iniciaram, sendo realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 20h30, refere o clube em comunicado. Os atletas interessados poderão fazer a sua abordagem pelas redes sociais da AD Ancede ou pelo e-mail [email protected]