A Câmara Municipal de Baião, em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato e com a Junta de Freguesia de Gestaçô, vai realizar uma formação sobre as Bengalas de Gestaçô, uma arte centenária.

Refira-se que as Bengalas de Gestaçô são uma das referências do artesanato no concelho de Baião, caracterizando-se por uma série de técnicas de produção com mais de cem anos, que foram sendo passadas de geração em geração ao longo dos tempos. “O objetivo desta ação é formar novos artesãos e valorizar e divulgar este tipo de artesanato. É para nós muito importante que não se percam estas artes e saberes. A Câmara Municipal de Baião pretende realizar este trabalho tanto para as bengalas de Gestaçô como para as cestas de Frende”, refere a vereadora da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, que tem a seu cargo os pelouros da Formação, Qualificação, Emprego e Cultura.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô, António Bento, sublinha que é “importante valorizarmos as Bengalas de Gestaçô porque constituem um elemento artesanal de grande importância não apenas para a freguesia, mas também para o concelho e para a nossa região. Elas fazem parte da nossa história e da nossa tradição e são um grande motivo de orgulho para nós”.

O curso de formação terá a duração de 200 horas e componente prática e teórica. É uma formação financiada, que decorrerá na freguesia de Gestaçô.Os interessados deverão realizar a sua inscrição através dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP): – GIP – Campelo- Rua Comandante Agatão Lança, nº 41 – Baião. Telefone: 255 540 500  E-mail: [email protected]; GIP – Santa Marinha do Zêzere Rua 20 de Junho n.º 1910 – Santa Marinha do Zêzere. Telefone: 254886029 | E‐mail: [email protected]‐baiao.pt.