O Aventura Marão Clube (AMC), através da Casa da Juventude de Amarante, terminou mais uma edição do projeto de voluntariado “Juventude Social”, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, financiado pela União Europeia.
Neste projeto participaram cinco voluntários europeus – Anton (Alemanha), Francesca (Itália), Maxime (França), Stefano (Itália) e Ruby (Holanda) – do Corpo Europeu de Solidariedade (CES).
Os voluntários estiveram entre cinco e 12 meses em Amarante a apoiar a comunidade local, quer em instituições sociais, como nas escolas, na Universidade Sénior de Amarante, e até com produtores biológicos, como o Prof. Paiva (Lixa, Felgueiras), a Isabel Sardoeira (Arnóias, Celorico) ou a Filipa Lencastre (Vila Caiz, Amarante).
Ao longo das diversas tarefas, os voluntários apoiaram e organizaram várias iniciativas, bem como desenvolveram projetos pessoais, que incluíram um vídeo final do projeto que apresenta as atividades principais desenvolvidas; – Uma agenda cultural gratuita na CJ Amarante (aulas de Italiano, atividades desportivas, exposições); apoio à criação/pintura de outdoors/murais em Amarante; o apoio à organização de diversas ações climáticas (ações de limpeza) e de sensibilização (nas escolas e na cidade) e, todas as semanas, a realização da Feira Bio Justa Local em frente à Casa da Juventude de Amarante.
O Aventura Marão Clube (AMC) acredita na “importância da presença e do apoio regular de voluntários na cidade, principalmente porque defendem causas importantes, reforçam os valores da solidariedade e colocam organizações como o Aventura Marão Clube no caminho certo para a valorização da Europa e do seu potencial”, sublinha em comunicado.