A feira tardo-seiscentista será revivida entre os dias 2 e 4 de junho no Mercado Histórico de Lousada, que terá lugar na Avenida Senhor dos Aflitos.
A época pós-Restauração irá recordar a povoação do Torrão, que deu origem à Vila de Lousada e que é caracterizada como "uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil".
Numa breve explicação sobre a origem deste mercado, o município afirma que a vila se inseria "num dos principais itinerários da Idade Moderna, a estrada que ligava a cidade do Porto à região de Basto e a Trás-os-Montes. Era o trajeto preferencial de mercadores, almocreves, tropas, correios e outros viajantes".

Após a Guerra da Restauração vivia-se "um florescimento económico" e o desejo de restabelecer redes de abastecimento e comércio interno motivaram a população a criar dezenas de feiras e mercados entre os finais do século XVII e a primeira metade do século seguinte.
Assim, a povoação do Torrão também participou nesta dinâmica e começou a realizar uma feira quinzenal com datas fixadas e "era uma das mais concorridas da região, demonstrando a sua criação antiga e completa implantação na rede de feiras e mercados da região".

O Mercado Histórico de Lousada pretende reunir pelas ruas os conhecidos e as novidades de outras terras. "As tabernas abrem os seus balcões para a rua, os almocreves estendem as suas tendas, os artífices e os lavradores acorrem com os seus artigos e, de repente, está levantada a Feira!", termina o município em publicação.
Para mais informações pode contactar o seguinte e-mail [email protected]






https://www.youtube.com/watch?v=OWyJnlRbb_k&t=1s
https://averdade.com/mercado-historico-de-lousada-ja-tem-data-marcada/