logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Autoridades encerram lar ilegal em Amarante com 14 idosos

Redação

As autoridades encerraram um lar ilegal em Amarante. A denúncia, que foi feita anonimamente, deu origem ao inquérito centrado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e alertava para maus-tratos, contudo "só foi apurada falta de licenciamento".

De acordo com informação divulgada pelo Jornal de Notícias desta quinta-feira, dia 30 de novembro, o lar acolhia "ilegalmente 14 utentes" e foi alvo de buscas por parte da GNR, Segurança Social e Instituto Nacional de Medicina Legal. Os idosos foram retirados do lar, tendo este sido encerrado.

Segundo a mesma fonte, a denúncia chegou à GNR no mês de setembro, tendo as diligências permitido comprovar que a casa era um lar gerido pela dona da habitação. O valor por cada idoso era de cerca de 900 euros por mês. Foi apresentada uma queixa à Segurança Social, contudo as técnicas foram impedidas de entrar na casa. Neste seguimento, um juiz emitiu o mandado de busca que permitiu que diversas entidades acedessem à residência, tendo sido sinalizados 14 idosos, a dormir em quatros construídos na cave da habitação.

A grande parte dos utentes foram devolvidos às respetivas famílias, à exceção de três idosos que foram transferidos para instituições da região.