A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, contactada pelo Jornal A VERDADE, confirmou esta sexta-feira, dia 21 de abril, a instalação de um Local de Controlo de Velocidade Média (LCVM) na EN 211 entre o km 1,390 e o km 5,780.
Segundo nota de imprensa, a LCVM encontra-se "em fase de testes e a data de entrada em funcionamento depende do resultado dos mesmos".
Adiantando que a entrada do radar em funcionamento será "amplamente divulgada, nomeadamente através de um site, onde poderá ser consultada a localização de todos os radares", para que "os condutores tenham pleno conhecimento dos locais de controlo de velocidade, de modo a adotarem comportamentos seguros e cumprirem com os limites de velocidade em zonas de sinistralidade elevada".
Em relação aos fatores para a instalação de um Local de Controlo de Velocidade Média nesta zona, a ANSR explica que a escolha decorreu do "nível de sinistralidade existente e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade".
"Importa referir, a título de exemplo, que os dados relativos aos locais onde foram instalados os Locais de Controlo de Velocidade (LCV) do SINCRO, operados pela ANSR, comprovam inequivocamente o papel e o efeito dos mesmos enquanto instrumentos fundamentais para combater a sinistralidade rodoviária: todos os indicadores baixaram", explicam.
Perante os dados da ANSR, desde a entrada em funcionamento deste sistema – há seis anos e meio - registaram-se menos 74% vítimas mortais, menos 36% de acidentes com vítimas, menos 43% de feridos graves e menos 36% de feridos leves, quando comparado a igual período anterior à data de funcionamento deste sistema.
Acresce que localmente os condutores serão informados da existência dos radares através do sinal H42 – Velocidade média.