autoclassico porto
Publicidade

De 5 a 8 de outubro, o autoClássico Porto celebrou o seu 20.º aniversário nas instalações da Exponor, em Matosinhos. A exposição atraiu cerca de 40.000 visitantes.

Na mais importante feira da Península Ibérica dedicada aos veículos clássicos e de coleção, o autoClássico Porto ocupou um espaço de 48.000 m² e contou com a presença de mais de 200 expositores.

autoclassico porto 2

Os destaques do autoClássico Porto 2023 foram as comemorações de aniversários como os da Porsche, Alfa Romeo Quadrifoglio, Land Rover, Citroën 2CV, Mini Cooper ou Harley-Davidson, além de homenagens a personalidades como o Team Diabolique e Fernando Batista, entre outros. O bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi foi a estrela do fim de semana. O piloto brasileiro percorreu os corredores da Exponor, interagindo com os fãs e participando em diversas atividades.

Inserido no Concurso de Elegância, o “Best of Show”, o seu prémio mais importante, foi atribuído a um Alfa Romeo Giulietta SS de 1961, bem como o Prémio de Restauro e o Prémio do Público. O Abarth 2200 Allemano de 1960 venceu o italiano para o Prémio de Conservação. O Citroën 2CV AZU ganhou a Menção Honrosa “Espírito Clubístico”.

autoclassico porto 3

Este ano, a parceria com a XRcing para a organização do Motorshow regressou e levou a cabo “um espetáculo único, com uma pista renovada, com a novidade de dois carros a competir em simultâneo, incluindo categorias emocionantes como o drifting, que mantiveram os fãs em festa durante os quatro dias do certame”, pode ler-se em nota de imprensa enviada pela organização.

Entre os mais de 50 pilotos participantes, Marco Oliveira sagrou-se vencedor da Super Final, ao volante de um VW Polo N5, seguido de perto por Jorge Santos, num Skoda Fabia S2000. Mário Barbosa completou o pódio ao volante de um Citroën Saxo Kit Kar. Apesar de ter sido o mais rápido em pista, o conhecido piloto português Bernardo Sousa terminou em quinto lugar devido a uma penalização de cinco segundos.

Na categoria de duas rodas motrizes, Mário Barbosa no seu Citroën Saxo Kit Kar foi o melhor classificado, seguido do talentoso piloto Vitor Pascoal num Porsche 911 GT3. Rui Pinto, ao volante de um Opel Kadett C, foi o melhor classificado na categoria de clássicos. Na competição feminina, a vitória coube a Ivânia Loureiro num Peugeot 205.

autoclassico porto 4