Esta sexta-feira, dia 16 de setembro, após a visita às obras da Central de Transportes de Penafiel, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, assinou o lançamento do procedimento para a concessão da rede de postos de carregamento de veículos elétricos do concelho.

“Este procedimento serve para que, num espaço relativamente curto de tempo, possamos contar com mais 11 postos de carregamento na nossa cidade. Neste momento temos apenas dois e este procedimento vai permitir mudar a nossa capacidade de resposta a esta que é hoje uma necessidade muito significativa, porque o número de viaturas elétricas tem aumentado de forma muito acentuada”, sublinhou.

Também o vice-presidente da autarquia, Pedro Cepeda, responsável pelo pelouro da Mobilidade, destacou a importância do município “criar condições para que os utilizadores deste tipo de veículos possam fazer o carregamento de forma mais eficiente. Sabemos que, cada vez mais, os consumidores portugueses procuram os carros elétricos e sabemos que é uma tendência que está aí e, ao longo dos próximos anos, a utilização dos veículos elétricos vai aumentar”

O vice presidente explicou que se trata de uma concessão de cinco anos e que são 11 postos de carregamento, distribuídos por todo o concelho, com capacidade de carregar cerca de 70% da bateria do carro entre 30 a 45 minutos, havendo ainda um de carregamento ultra rápido que, em cerca de 15 minutos, carrega 70% da bateria.

Os 11 postos de carregamento estão distribuídos da seguinte forma: zona desportiva, junto ao estádio; junto às piscinas municipais; campo da feira (posto de carregamento ultra rápido); parque de estacionamento da Central de Transportes; vila de Paço de Sousa; vila de Abragão; vila de Rio de Moinhos; freguesia Termas de São Vicente; zona norte do concelho (Castelões); zona sul do concelho (Rio Mau) e cais de Entre-os-Rios.