Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, entregou esta segunda-feira, dia 1 de março, 51 cheques-bebés, no valor de 500 euros, a 51 famílias do concelho.

Na ocasião, o autarca sublinhou que “a vida e os jovens é o que faz mover a nossa sociedade e a nós próprios”, dirigindo algumas palavras de agradecimento aos casais por “contribuírem para o crescimento da nossa comunidade”.

Foto: Município de Paços de Ferreira

De acordo com a autarquia, esta “é uma medida de incentivo à natalidade, considerando o inverno demográfico que assola o país e a Europa”. Refira-se que, desta forma, em Paços de Ferreira, “a taxa de natalidade é superior à de mortalidade, sendo o nosso concelho um dos mais jovens de Portugal”.

A esta medida acresce um conjunto de outras já em vigor, nomeadamente, a isenção do pagamento de taxas e licenças a todos os jovens casais (com idades até aos 35 anos), para construção nova ou para recuperação de imóveis. Além disso, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira assegura refeições escolares gratuitas a todas as crianças e jovens do pré-escolar até ao 12.º ano, bem como transporte escolar gratuito.

Foto: Município de Paços de Ferreira

Neste momento, está em curso uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, trabalho que a autarquia considera “fundamental para as nossas jovens famílias e que assenta num projeto-piloto em termos nacionais: instalação de creches e berçários em todos os centros escolares do nosso concelho”

Ainda neste âmbito, a Câmara Municipal vai implementar e também a título gratuito o programa “Aprender a nadar” destinado a todas as crianças do 1º ciclo.