camara marco 031
Publicidade

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses anunciou que elaborou um plano de poupança de energia e consumo de água, um documento que estabelece um conjunto de mais de 30 medidas, com o objetivo de garantir o uso de recursos mais sustentável, bem como dar cumprimento às orientações da Comissão Europeia para redução dos consumos de energia em 15%, face à atual crise de fornecimento de gás.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, referiu que já foram colocadas “em vigor algumas medidas preventivas durante o ano de 2022, mas para este ano apresentamos um plano transversal que reforça a poupança e a eficiência nos consumos de energia e água. O plano contém medidas provisórias para fazer face à atual crise energética, mas também medidas estruturais e definitivas que garantem ao município uma atuação cada vez mais sustentável no futuro”.

De acordo com a autarquia, as medidas incluídas no plano são, por exemplo, o ajuste do horário da iluminação de edifícios e equipamentos públicos e monumentos, a regulação da temperatura da água e climatização das piscinas, assim como a regulação do caudal das torneiras e chuveiros dos complexos desportivos e edifícios municipais. “Outras medidas já implementadas são a diminuição dos ciclos de rega dos jardins públicos e a rega apenas em período noturno, a diminuição do volume de água na lavagem de pavimentos e a desativação de fontes luminosas”, foi explicado.

Para além destas, o plano contém um conjunto de ações que implicam investimentos e prazos de execução mais alargados e que são para implementar ao longo do ano 2023, onde se incluem, entre outras: a substituição da iluminação pública por tecnologia LED, que passará a ser totalmente nesta tecnologia ainda este ano; a substituição gradual da iluminação em todos os edifícios escolares (Jardins de Infância, EB1 e EB 2,3) e complexos desportivos; a instalação e regulação de sistemas de climatização mais eficientes; a priorização de materiais que garantam maior eficiência energética nos projetos de arquitetura e especialidades. 

O município anunciou também que vai promover formação e capacitação dos funcionários no sentido de promover a utilização mais eficiente dos recursos e equipamentos. Conheça na íntegra o Plano de Poupança de Energia de Câmara Municipal do Marco de Canaveses aqui.