A Câmara Municipal do Marco de Canaveses subscreveu o 'Acordo de Colaboração de novos Parceiros de Turismo Industrial do Porto e Norte de Portugal'. A assinatura do acordo decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, integrada no congresso organizado pelo representante nacional da European Route of Industrial Heritage (Rede Europeia de Turismo Industrial) - ERIH Congresso PT 2023, que está a decorrer em S. João da Madeira.
Desta forma, o Município de Marco de Canaveses integra esta rede de parceiros de Turismo Industrial do Porto e Norte, com dois projetos, designadamente: o Museu da Pedra, de caráter municipal e situado na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão; e os biscoitos da Fábrica Duriense, localizada na freguesia de Soalhães.

Refira-se que esta adesão foi alargada a mais 15 entidades da região, que passou a incluir mais de 100 pontos de visita, nomeadamente em museus, fábricas e outros equipamentos.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, considera que "a integração do Marco de Canaveses no campo do Turismo Industrial, numa rede que terá expressão a nível nacional, é mais uma boa aposta para rentabilizar os ativos existentes no nosso concelho. Além do Museu da Pedra e dos biscoitos da Fábrica Duriense, há várias empresas do concelho que já manifestaram interesse em aderir à rede, com as quais estamos a trabalhar para que essa adesão seja concretizada o mais rapidamente possível. Não temos dúvidas que a adesão a esta nova rede de turismo se constitui fundamental para sermos ainda mais atrativos e mais competitivos, mas também para podermos alavancar o crescimento de uma indústria fundamental na nossa região".
