logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Autarquia de Marco de Canaveses aguarda projeto de execução para "construção de viaduto"

Redação

Um dos temas em destaque na última sessão da Assembleia Municipal de Marco de Canaveses foi a dificuldade, em horas de ponta, para os automobilistas entrarem e saírem do centro da cidade.

O tema foi trazido a discussão pelo deputado do Partido Social Democrata (PSD), Artur Soares, que demonstrou a sua preocupação sobre o assunto. "Nota-se uma grande dificuldade de acessibilidade. É necessária melhorar a qualidade de vida e fazer solucionar este problema", disse.

No seguimento, o deputado questionou o executivo socialista sobre a situação do viaduto, que vai ligar a Avenida dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses à Variante à EN-211. "Quais são os avanços nesta solução?", questionou, acrescentado que o PSD "está disponível para fazer parte da solução".

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, em resposta, divulgou que já foi apresentada uma proposta da criação de viaduto. "Quando reunimos com a Infraestruturas de Portugal (IP), há cerca de seis meses, o viaduto já estava com o projeto em fase terminal. Mas chegamos à conclusão, devido ao aumento de preços, que o volume de aço que tinha este viaduto, acresceu em quase um milhão de euros o valor do mesmo", disse.

Assim, em conjunto com a IP "foi decidido, numa reunião técnica, retirar algum aço e substituir por outro material mais barato. Estamos a terminar, aliás a empresa responsável, tinha assumido connosco o prazo de 31 de janeiro, demos-lhe mais um mês e estamos à espera que o projeto de execução seja entregue à câmara municipal, para podermos avançar com a obra", acrescentado que esta solução resolve o problema da "saída da cidade".

Contudo, "continuamos a ter o problema da entrada. Na reunião em que foi decidido que a IP colabora com a câmara municipal na questão do viaduto, a questão da construção de uma nova ponte foi colocada em cima da mesa. O que nos foi dito é que uma ponte é um projeto de grande dimensão e que, nesta primeira fase iremos construir este viaduto, que esperamos que a obra entre em execução este ano. E, então, começaremos a reunir com a IP e com o Ministério "para nos ajudarem a tratar de um eventual projeto para uma nova ponte".