A Câmara Municipal de Celorico de Basto anunciou que foi deliberado assumir os encargos com os transportes escolares dos alunos até ao 12.º ano de escolaridade. Desta forma, o preço dos transportes será suportado pela autarquia celoricense.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, explicou o motivo que levou a autarquia a deliberar sobre este tema. “Se o ensino é obrigatório até ao 12º ano, esta é uma medida mais que justificada, numa ótica de apoio às famílias do concelho, reduzindo os encargos com a educação e, ao mesmo tempo, contribuir para que outras famílias olhem para o concelho como ideal para viver, servindo de estímulo para a fixação de outras famílias”, destacou.

Esta medida abrange todos os alunos que frequentem o secundário em Celorico de Basto, independentemente do escalão do subsídio escolar.

O autarca recorda ainda que “até ao 9º ano os transportes escolares já eram gratuitos e a câmara municipal tinha deliberado anteriormente assumir os encargos com os transportes escolares dos alunos do 10.º ao 12.º ano com o pagamento de 50 por cento do passe dos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino fora do concelho e em curso não existente em Celorico de Basto, agora vamos pagar a totalidade do passe a todos os alunos do 10.º ao 12.º ano do concelho de Celorico de Basto a frequentarem o ensino secundário, inclusive aos alunos que se encontram a estudar fora do concelho em cursos que não existem em Celorico de Basto. Esta medida pretende uniformizar as condições necessárias ao cumprimento da escolaridade obrigatória das nossas crianças e jovens”, concluiu.