A Câmara Municipal de Amarante assinou esta quinta-feira, dia 30 de junho, um protocolo de colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, do Turismo de Portugal, no âmbito do Plano Reativar o Turismo – Construir o Futuro assente na Estratégia para o Turismo 2027.

Com o objetivo de “estimular a economia e a atividade turística”, a autarquia pretende “dinamizar formações gratuitas para qualificar os recursos humanos das empresas turísticas de Amarante de forma a superar as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social. Uma oportunidade para dotar os profissionais do setor com competências e qualificações que podem melhorar o desempenho do negócio e a relação com os clientes”, foi referido, pelo município, em comunicado. 

As sessões de formação vão decorrer, presencialmente, em Amarante depois do verão e são desenhadas à medida das necessidades identificadas, através dos formulários de diagnóstico enviados aos empresários do setor do turismo (Restauração e similares, Alojamento, operadores de turismo e atividades complementares ao turismo).

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante e contou com o presidente, José Luís Gaspar, e o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Paulo Vaz. 

Após a assinatura do protocolo decorreu uma sessão sobre “Apoios e financiamentos das empresas de turismo”.