Realizou-se, nos dias 7, 8 e 9 de julho, em Reggio Emilia, na Itália, o #ProgressivesSpeakUp: School of young local politicals, que contou com a participação de Bruna Santos presidente da Junta de Freguesia de Constance, e de Bruna Queirós, secretária da Junta de Freguesia de Soalhães, do concelho de Marco de Canaveses. As duas autarcas de freguesia, foram selecionadas pelo Comité das Regiões Europeu. 

O evento esteve relacionado com o Grupo PSE do Comité das Regiões Europeu, sendo a terceira edição da escola de jovens políticos eleitos, uma formação para jovens oriundos de toda a Europa, eleitos a nível local ou regional, que têm a ambição de fazer acontecer mudanças progressivas nas suas respetivas comunidades.

As duas autarcas estiveram com mais políticos progressistas a nível local e regional que “desejam ser inspirados e formados sobre as formas como as políticas infantis mais avançadas podem ser realizadas nos seus círculos eleitorais, partilhar melhores práticas, trocar ideias com os principais políticos progressistas e, o mais importante, fazer parte de uma comunidade incrivelmente alimentada pelo Grupo PES no Comité das Regiões Europeu e seus parceiros, como a YES (Young European Socialists) e a FEPS (Foundation for European Progressive Studies)”, foi explicado em comunicado.

A escola deste ano centrou-se numa prioridade dos progressistas europeus: promover a igualdade de acesso à educação e cuidados infantis de elevada qualidade para todas as crianças da União Europeia.

De acordo com a presidente Bruna Santos, “a Escola de Verão foi uma oportunidade única para debater, aprender e refletir com formadores e educadores profissionais de cuidados infantis, de toda a Europa, sobre um grande número de questões que afetam o desenvolvimento infantil e as melhores políticas que podem apoiar as crianças a atingirem o seu potencial máximo. Foi possível visitar uma escola que utiliza métodos diferentes de ensino e que é um sucesso a nível mundial no desenvolvimento na primeira infância. Reggio Children é, sem dúvida, uma escola que nos faz ver que a intervenção na primeira infância faz toda a diferença”.

Segundo Bruna Queirós, “o tema deste encontro é muito importante e deve ser encarado como uma prioridade. A promoção da igualdade de acesso à educação e aos cuidados infantis de extrema qualidade para todas as crianças da União Europeia, deve ser uma prioridade em todos os países. Soalhães tem várias crianças, e por isso, deste encontro saíram várias aprendizagens para posteriormente serem colocadas em prática na minha freguesia”.