logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Aumento das temperaturas coloca concelhos da região em Risco Muito Elevado de Incêndio

Redação

Depois de dois dias de temperaturas amenas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta de uma subida da temperatura para esta quarta-feira, dia 14 de agosto, o que coloca grande parte dos concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa em Risco Muito Elevado de Incêndio.

Neste seguimento, e segundo o IPMA, os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses, Paredes, Penafiel e Resende estão com Risco Muito Elevado de Incêndio. Já os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira encontram-se com Risco Elevado.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de 'reduzido' a 'máximo', e os cálculos são obtidos a partir de temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13º C (Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira ) e os 15ºC (Resende) e as máximas entre os 28ºC (Baião) e os 32ºC (Amarante).