Realizou-se esta quinta-feira, dia 8 de setembro, a cerimónia de atribuição das Bolsas de Estudo 2021/22, que contemplaram 19 alunos de Castelo de Paiva que frequentam o Ensino Superior, bem como a Bolsa de Mérito de Desempenho para um aluno da Academia de Música.
A atribuição destas bolsas totalizou um investimento de 12.900 euros. Em comunicado, a autarquia, que promove esta iniciativa, refere que “recuperou o atraso do pagamento das bolsas, tendo já atribuído bolsas este ano referente a dois anos letivos: 2020/2021 e 2021/2022”.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, defendeu que “a aposta na Educação é uma prioridade do executivo municipal” e mostrou “vontade de reforçar este apoio aos alunos como forma de estímulo e incentivo, premiando os que pretendem prosseguir nas suas qualificações académicas, contribuindo para a preparação e integração no mercado de trabalho”.
“Pretende-se, desta forma, apoiar economicamente o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular integrado no seu projeto de vida e que, de outra forma, estariam impossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objetivo. Daí também a preocupação da autarquia em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos letivos”, completou.

Marcaram também presença o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, os vereadores José António Vilela e Liliana Vieira, bem como o diretor pedagógico da Academia de Música de Castelo de Paiva, as diretoras dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e o comandante dos bombeiros voluntários.
A câmara municipal indicou ainda que tem “um apoio mais alargado no setor da Educação, onde também se destaca outras ações em matéria de apoio social nesta área, concretamente, a oferta das fichas escolares aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico, o serviço de refeições e fruta escolar, bem como o transporte escolar, entre outras propostas, traduzindo-se o apoio social num esforço financeiro superior a um milhão de euros, condições essenciais para que o grande objetivo do sucesso educativo seja alcançado”.