O piloto Lucas Cêpa, uma jovem promessa do motociclismo do Marco de Canaveses, vai voltar às competições com a entrada da nova época de 2025, a começar já na próxima semana.
O jovem atleta prepara-se para enfrentar uma nova época de desafios mas antes de agarrar as próximas corridas, Lucas Cêpa parou para fazer um breve balanço sobre a época passada, salientando que "para a minha primeira época nas classes seniores, acho que foi fantástico".
A classe de seniores do Campeonato Nacional de Enduro e Enduro Sprint foi uma nova etapa no percurso do atleta que se subiu de classe depois de uma dose de pressão "saudável" por parte dos amigos e patrocinadores que o incentivaram a "atacar" o campeonato junto dos seniores.
"Para ser franco, no início estava com bastantes receios, ainda tinha 15 anos, estava a tirar a carta e a escola ao rubro. Mas todos davam-me força, principalmente os meus parceiros de equipa, os Rivais de Mérito, e em particular o meu amigo Fábio Magalhães, que me ajudou muito a preparar-me fisicamente e psicologicamente para este novo desafio", revela o piloto.
O objetivo "audacioso" da época passada passou por alcançar os três primeiros lugares da classe no campeonato nacional de Enduro, Enduro Sprint e da Liga de Moto de Campo em Espanha, uma proposta que "foi difícil, mas até superei as minhas expetativas", admite o atleta de motociclismo.
Concluído o campeonato o jovem piloto de Tabuado, conta que conseguiu vencer todos os seus objetivos, acabando a época de 2024 com os seguintes títulos:
- Campeão da Liga de Moto de Campo na classe sub21, tornando-se o piloto mais jovem de sempre a conquistar este título;
- Vice-Campeão da promoção do Campeonato Nacional de Enduro Sprint;
- Terceiro classificado da promoção do Campeonato Nacional de Enduro;
- 15ª na open nacional do Campeonato do Mundo no Enduro GP de Portugal em Fafe.
O última época fica marcada pelo "muito esforço, físico para mim e principalmente financeiro para os meus pais" e agora com o começo de mais uma época "sinto-me preparado para atingir outros patamares", adianta.
O novo capítulo de competições que se avizinha "terá muitos desafios" mas o piloto demonstra-se confiante de que será uma boa época.
Por fim, Lucas Cêpa "gostava de agradecer a todos que fizeram possível esta época de sonho, em primeiro os meus pais, que fazem um esforço diário para que nunca me falta nada e claro os amigos e patrocinadores que me permita treinar e competir com os melhores. E queria aproveitar para agradecer particularmente os meus patrocinadores marcoenses, nomeadamente o município".