aterro
Publicidade

No seguimento de uma alegada construção de um aterro sanitário no concelho de Fafe, a menos de 100 metros do limite norte da Freguesia de Jugueiros, localizada em Felgueiras, o Partido Social Democrata (PSD) deste concelho veio “exigir explicações” quanto à construção desta infraestrutura.

Em comunicado, o PSD Felgueiras começa por explicar que “a Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário, que se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos”. Face a esta situação, o partido alerta para a falta “de estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha deste território”.

Apesar do aterro alegadamente vir a ficar localizado em Fafe, irá ficar situado na encosta da montanha virado para a freguesia de Jugueiros (Felgueiras), o que poderá levar a população da freguesia de Jugueiros a ficar exposta “a sacrifícios que não podemos aceitar”, refere em nota de imprensa. “O PSD Felgueiras rejeita de forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o nosso território”.

Por último, foi referido em comunicado a exigência das “devidas diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente”.

Por sua vez, depois de tomar conhecimento “com surpresa” da situação, a Câmara Municipal de Felgueiras demonstra “preocupação a respeito da “possível” intenção da Câmara Municipal de Fafe em construir um aterro sanitário na Freguesia contígua à Freguesia de Jugueiros”

A autarquia revela que não tinha “conhecimento prévio do assunto”, mas mostra-se “empenhada em proteger os interesses de Felgueiras e dos munícipes. A nossa atuação será, como sempre foi pautada pela procura de soluções para os problemas e na defesa intransigente de Felgueiras e dos Felgueirenses”.

Frisa ainda que irá manter a população de Felgueiras informada de maneira “séria, transparente e oportuna”.