A DECO PROteste publicou um artigo no qual alerta para a possibilidade de aumento nas comissões cobradas pelas transferências de pequenos montantes na aplicação MB Way.
No artigo publicado na quarta-feira, 21 de agosto, a DECO PROteste refere que, a partir de setembro, a SIBS vai permitir associar contas bancárias ao MB Way. "Desta forma, em vez de associarem o cartão bancário (de crédito ou de débito) à aplicação, os utilizadores poderão passar a associar a sua conta bancária, uma vantagem para quem quer usar o serviço, mas não tem um cartão bancário nem quer ter de pagar os custos associados a esse cartão", pode ler-se na nota.
No entanto, esta mudança pode levar a um aumento nas comissões cobradas pelas transferências de pequenos montantes na aplicação, "uma das funcionalidades mais utilizadas no MB Way".
Considerando a legislação em vigor, a DECO PROteste lembra que "associar a conta bancária ao MB Way cria a possibilidade de os bancos replicarem, nestas operações, o preçário aplicado atualmente às transferências imediatas entre contas bancárias, não sendo aplicados os limites definidos para as transferências entre cartões. Isto significa que uma transferência através do MB Way pode ver o seu custo subir de apenas alguns cêntimos para mais de um euro", explica.
A DECO PROteste pede ao Banco de Portugal e ao Ministério da Economia que clarifiquem a legislação.