A associação Tameobris assinala esta terça-feira, dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo com o anúncio da criação de Percursos Turísticos Inclusivos.

São cinco percursos que estão a ser preparados, um por cada município abrangente da associação, nomeadamente, em Amarante, em Celorico de Basto, em Marco de Canaveses, em Mondim de Basto e em Penafiel. Cada um inclui monumentos, parques e restaurantes onde se poderá conhecer estes locais e ainda degustar os produtos da região.

De acordo com a associação, este projeto insere-se “numa realidade que pretende trazer uma perspetiva inclusiva para todos, principalmente para os cidadãos com diversidade funcional”. Os pontos de interesse turístico do território abrangido devem ser “acessíveis e pensados para que todos os cidadãos possam usufruir desse património”. Desta forma, os percursos idealizados “visam responder a um conjunto de pontos de interesse centrais que cada um dos municípios oferece a quem os visita”.

Uma das prioridades da Tameobris é “a inclusão, trabalhando em rede com entidades que priorizam a temática da acessibilidade nos seus objetivos”. Dada “a inexistência de percursos inclusivos na região, esta ação constituirá um marco na acessibilidade” dos diferentes municípios.

Em breve, vão ser apresentados os percursos bem como todas as parcerias envolvidas neste projeto.