educacao segunda oprtunidade pessoas em roda
Publicidade

A Associação para a Educação de Segunda Oportunidade vai organizar uma ação de sensibilização no dia 13 de outubro, esta quinta-feira, às 10h30, no Teatro Flor d’Infesta, em São Mamede de Infesta, Matosinhos.

O projeto internacional S2CENE (Strengthening Second Chance Education Networks in Europe), coordenado pela Associação de Educação Segunda Oportunidade, estão a organizar três eventos simultâneos em Portugal, Bulgária e Croácia com o objetivo “de promover e disseminar os pressupostos e a abordagem inerente à Educação de Segunda Oportunidade assim como dar a conhecer alguns dados e estatísticas relevantes em torno do abandono precoce e do impacto das Escolas de Segunda Oportunidade com o objetivo da inclusão e da resposta a necessidades sociais de cada território”, informa nota de imprensa da associação.

Para além da Associação de Educação Segunda Oportunidade conta, ainda, com quatro membros INOVA+ (Portugal), E2C Europe (França), New Bulgarian University (Bulgária) e DANTE (Croácia) e a iniciativa coincide com o ERASMUS+ Days promovida pela Comissão Europeia.

O projeto S2CENE de três anos, dedicou “os seus primeiros 18 meses em trabalho de investigação sobre o estado da arte no que diz respeito à Educação de Segunda Oportunidade na Europa”. Atualmente, está a desenvolver “um conjunto de ações para criar novas redes de Educação de Segunda Oportunidade na Europa, bem como para consolidar as já existentes, como é o caso da Rede Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade”.

Em 2021, a taxa de APEF (abando precoce da educação e em Portugal) atingiu 5,9%, “o que constitui uma das maiores taxas de desqualificação de jovens da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o pior resultado entre os países da União Europeia (UE)”, informa nota de imprensa.