A Fundação Engenheiro António de Almeida (FEAA) vai apoiar a construção de um Centro de Excelência e Lar destinado para portadores de Esclerose Múltipla, um projeto ao cargo da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).
A ANEM recebeu um apoio da fundação sob a forma de um subsídio e da cedência de uma das suas instalações, no sentido de apoiar a construção deste equipamento especializado em doentes com esta patologia.
Os pacientes de Esclerose Múltipla em Portugal não tem acesso a nenhuma estrutura física que possa acomodar pessoas, em estados mais avançados desta patologia, onde possam ser tratados convenientemente, por terapeutas especializados em Esclerose Múltipla.
Assim, a construção de uma estrutura de raiz, “é um sonho de muitos portadores desta doença e uma necessidade marcante para o combate à patologia que cada vez afeta mais pessoas”, explica a fundação.
O edificado será construído num terreno, cedido pela câmara municipal de Gaia, em regime de comodato, bem como existem verbas já atribuídas pelo projeto governamental “PARES 3.0”. A parte remanescente do valor, terá de ser encontrada através de capitais próprios, recorrendo a ANEM a parcerias públicas e privadas, no sentido de angariar o valor necessário.
A ANEM é uma instituição que dá resposta a nível Nacional, há mais de 27 anos, investindo na sua resposta social, terapias convencionais e alternativas, sendo a reabilitação física e cognitiva uma das melhores respostas para tentar reverter ou atenuar os efeitos incapacitantes da Esclerose Múltipla. Tendo para o efeito três espaços (dois em Gondomar) e um em Gaia, onde presta apoio diário.