A Associação Inclusão Sobre Rodas dinamizou no dia 12 de outubro, no Salão Paroquial de Valpedre, em Penafiel, a "Grande Noite da Francesinha", um evento de angariação de fundos deste projeto que contou com a participação de cerca de 250 pessoas.
A presidente da associação Maria Deolinda Soares, assegura que esta "festa da francesinha foi um sucesso", apesar de esta ter sido a primeira vez que a associação realizou um evento deste género, uma ideia que foi lançada pelo presidente da Assembleia Geral da associação, Filipe Pereira.
A fundadora deste projeto revela que a adesão da população a este certame superou "tudo aquilo que nós tínhamos planeado, a festa da francesinha superou todas as expectativas tanto a nível de pessoas como do nosso trabalho".
A "Noite da Francesinha" deixou Maria Deolinda a sentir um "misto de coisas tão maravilhosas que eu só posso definir numa palavra: realizada".

O projeto Inclusão Sobre Rodas é dedicado à promoção da inclusão das pessoas com deficiência na comunidade e esta "festa da francesinha" foi um bom exemplo do trabalho realizado por esta associação. "Fiquei feliz por ver tanta gente de cadeira de rodas, de nos ver todos juntos porque o nosso lema sempre foi: juntos somos sempre mais fortes", adianta a coordenadora deste projeto.
Assim, terminado este evento a presidente faz um balanço desta atividade: "estamos todos os dias sempre a aprender e a cada evento que fazemos aprendemos e crescemos. Mas o importante é estarmos todos juntos, realizados e felizes, juntos num sentido de pessoas com deficiência motora, que tivemos muitas e as outras pessoas".
Maria Deolinda também não se esquece de agradecer "primeiramente a toda a associação que esteve espetacular em todos os sentidos" mas também ao cozinheiro Daniel Peixoto e ao DJ Nuno que ajudaram a dinamizar esta atividade.

A responsável da Inclusão Sobre Rodas salientou o papel destas duas pessoas que fizeram "o trabalho deles voluntariamente e que estiveram ali connosco para o que der e vier, são um de nós e eu quero agradecer e dar um muito obrigado de coração, porque eles merecem tudo".
A representante deste projeto garante que esta "Noite da Francesinha" vai ser para repetir, avançando que a associação já está a planear mais eventos, nomeadamente para a "altura da páscoa".
O projeto Inclusão Sobre Rodas pretende "chegar ao maior número de pessoas com deficiências motoras que estão em casa que não querem falar com ninguém que não querem sobreviver", explica Maria Deolinda.
"Já consegui chegar a bastantes e por todas as partes do país e que ficaram felizes por estarem comigo, por estarmos todos juntos e isso. É maravilhoso ver aquelas pessoas que passam dias e dias sozinhos que não têm com quem falar e que vêm ao nosso encontro uma vez ou duas por ano estão felizes por o fazer", conclui a presidente.
A Inclusão Sobre Rodas Associação foi fundada depois de Maria Deolinda Soares ter sofrido, com apenas 31 anos, um AVC que a deixou numa cadeira de rodas, sem falar e com metade do corpo paralisado e que após uma recuperação decidiu formar o projeto Inclusão Sobre Rodas Associação.
https://averdade.com/deolinda-soares-sofreu-um-avc-aos-31-anos-e-viu-a-filha-assumir-o-papel-de-mae/



