Após os incêndios que deflagraram no Norte e Centro do país, a direção, o comando e corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião agradeceu, publicamente, a “onda de solidariedade” gerada pelos Bombeiros Portugueses e pela comunidade.
Nas palavras da associação, foram dias “muitos duros, quer fisicamente, quer psicologicamente. Dias e noites seguidos em que já não conseguíamos perceber o tempo que passava ou o que iríamos combater de seguida. Foram dias de que não há memória. Em cada um de nós, porém, ficam as marcas da impotência que cada um sentiu de não conseguir fazer mais e fazer melhor com a escassez de meios com que nos deparamos”.
Com esta mensagem, os Bombeiros Voluntários de Baião agradecem pela sua casa em particular, mas também por todos aqueles que foram ajudados. “Não é só para agradecer toda a ajuda que nos deram, quer financeira, quer em bens alimentares. Serve também para agradecer o coração de cada um de vocês. Ninguém imagina a diferença que uma palavra de gratidão pode ter num dia infernal de Bombeiro. A população de Baião, no entanto, foi mais longe e não se ficou apenas pelas palavras. Passaram aos atos. Foram bombeiros sem farda e a Humanidade, o espírito de ajuda e solidariedade viram-se como nunca antes tinha acontecido e isso para nós vale mais do que qualquer crítica, pois são esses os valores que nos movem e nos fazem sair de casa sem saber quando voltamos ou se voltamos“.
Como forma de terminar, acrescentaram, em tom de agradecimento, que é “impossível mencionar de forma individual todo o apoio, toda a ajuda, todo o trabalho e ofertas que tivemos ao longo destes dias. Sintam toda a nossa gratidão nesta mensagem. Não podemos terminar sem lamentar todas as perdas materiais e mesmo sentimentais que ocorreram… Não conseguimos mais. Mas acreditem que demos tudo. Como sempre e para sempre. O nosso muito OBRIGADO a todos que gritaram PRESENTE!“.